TIMI AUDIO
www.timiaudio.com.br
 
   
 
 
 
 
     
 
 
Artigos
 
   
 
     
 
 DCA - Dynamic "Class-A".

 
 

 

 
Com melhor rendimento,
a amplificação “DCA”
oferece qualidade sônica
superior à da classe “A”.

As pesquisas que deram origem a amplificação “DCA” tiveram por objetivo melhorar a linearidade do amplificador sem comprometer seu rendimento.
Em um clássico amplificador classe “A”, a corrente quiescente é mantida em seu valor máximo, durante todo o tempo, independentemente do amplificador estar ou não recebendo sinal em sua entrada. Esta característica é responsável pelo menor rendimento, ou seja, pelo aquecimento elevado, encontrado nos amplificadores classe "A".
Por rendimento entende-se a relação entre a potência absorvida pelo amplificador e a potência entregue aos sonofletores. Sendo que, a diferença entre estas é, em grande parte, dissipada em forma de calor.
A "Classe A Dinâmica" (Dynamic "Class-A" - DCA) oferece maior rendimento por ajustar a corrente de acordo com o sinal que se está a amplificar.
Em um amplificador "DCA" a tensão de controle é obtida a partir do sinal de áudio presente em sua entrada. Técnica que, conjugada a circuitos de alta velocidade permite melhor domínio da corrente em relação ao tempo.
Uma característica da nova classe está no fato da corrente quiescente não acompanhar o perfil da forma de onda do sinal, mas, manter-se em um valor ideal, durante todo o ciclo do sinal de áudio. Esta característica traz a mais importante vantagem da "DCA": mantém o amplificador trabalhando em uma região, onde a distorção é menor e, a potência dissipada nos transistores é aquela essencial para sua operação linear. É importante destacar que a distorção por crossover também foi suprimida nos amplificadores "DCA".
Nos amplificadores "DCA" há um elaborado circuito de controle formado por um processador analógico, linear. Sua função é regular a corrente quiescente assegurando o melhor equilíbrio. Emprega-se para isso um processador analógico, porque, um processador digital além de induzir ruídos, não poderia trabalhar em tempo real e, comprometeria o desempenho do amplificador.
A amplificação "DCA" tem sido utilizada, exclusivamente, e com sucesso nos amplificadores desenvolvidos por Fabio Mauricio Timi. Na "DCA", assim como nas demais classes de amplificação, a topologia empregada nos circuitos é essencial para o aproveitamento de suas características.


Conclusão:

Na amplificação “DCA” a corrente de repouso do estágio final é controlada dinamicamente. Isto faz o amplificador trabalhar em uma região mais linear que a obtida com circuitos de polarização classe “A”.
As vantagens oferecidas pela “Classe A Dinâmica” (DCA) fazem desta uma excelente escolha para amplificação de áudio de altíssima qualidade.

 

 
   
Texto adaptado do original de julho de 2004
 
     
 
     
     
     
 
© Copyright 1997-2020 TIMI AUDIO.  All rights reserved ALERTA SOBRE FRAUDE
Firefox

 
 

O conteúdo deste site é protegido por direitos autorais e não pode ser duplicado, publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização escrita.